Seguidores
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
DIÁRIO DE BORDO 15/02/2019
Na sexta - feira foi o dia da apresentação onde foi uma nova experiência para todos da turma que nos esforçamos para da o melhor na apresentação fazendo uma presentação mais dinâmica e sem leitura de slide .
DIÁRIO DE BORDO DIA 14/02/2019
Na quinta -feria ficamos com o professor Andre onde ele nos deixou terminando o trabalho e dando dicas para o trabalho .
DIÁRIO DE BORDO DIA 13/02/2019
Quarta - feira o professor joão dividiu as equipes para o trabalho e em seguida o professor Andre fez um tour pela escola onde observamos as NR's encontrada dentro da escola e oque faltava nela de acordo com as NR's, em seguida voltamos a sala e demos inicio a execução da apresentação.
DIÁRIO DE BORDO 12/02/2019
Nesta manhã o professor João nos solicitou uma pesquisa sobre saúde e segurança no trabalho onde tivemos conhecimento sobre algumas NR, em seguida ele nos informou que no dia seguinte iriamos fazer um tour pela escola para efetuar um trabalho sobre as NR's
terça-feira, 12 de fevereiro de 2019
DIÁRIO DE BORDO 11/02/2019
Segunda - feira concluímos as apresentações com observação da Professora Maria e em seguida o professor João nos deu dica, reforçando oque já havia dito sobre a apresentação em slide e nos mostrou um slide bem elaborado, com poucas informações mais um slide completo e sem ser cansativo tando para quem ta vendo a apresentação tanto pra quem ta apresentando.
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019
DIÁRIO DE BORDO 08/02
Sexta - feira ficamos com a professora Márcia onde apresentamos nossos trabalhos para a pedagoga Élida e para a moça da Biblioteca onde elas avaliaram nossas apresentações e nos deu um feedback para melhoria das apresentações, em seguida Thamisia nos visitou e informou que iria entra de férias e íamos ficar sobre a responsabilidade da pedagoga Élida.
DIÁRIO DE BORDO DIA 07/02
Neste dia concluímos as pesquisas e montamos a apresentação no Powerpoint, em seguida o professor analisou os slide e deu dicas como melhorar o slide.
DIÁRIO DIA 06/02
Quarta - feira o professor solicitou que fizesse preparasse uma apresentação em slide sobre o meio ambiente e sustentabilidade, e também falar sobre a certificação ambiental e a ISO 14001 e pesquisamos também sobre a importância da certificação tanto para a empresa tanto para o cliente e funcionário.
terça-feira, 5 de fevereiro de 2019
DIÁRIO DE BORDO 05/02/2019
Nesta manhã fizemos pesquisa sobre as NR's para saber como ela surgiu e quais são elas, fizemos também uma pesquisa sobre a CIPA e oque ela se trata e publicamos em nosso blog
NORMAS REGULAMENTADORAS ( NR's )
As normas regulamentadoras são elaboradas pelo ministério de trabalho e emprego (MTE). Essas normas foram criadas a fim de promover saúde e segurança nas empresas. Uma das principais funções é garantir o cumprimento da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas)
Basicamente, podemos definir as normas regulamentadoras como o conjunto de orientações e procedimentos técnicos, relativos à segurança e medicina do trabalho.
O surgimento da normativa
O estabelecimento da redação dos ART. 154 a 201 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, relativas à segurança e medicina do trabalho começou após a instauração da lei nº 6.514 de 22 de dezembro de 1977.
De acordo, o art. 200 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT cabe ao Ministério do Trabalho estabelecer as disposições complementares às normas relativas à segurança e medicina do trabalho. Desse modo, o Ministério do Trabalho aprovou a Portaria nº 3.214 em 08 de junho de 1978 que regulamentou as normas regulamentadoras pertinentes a Segurança e Medicina do Trabalho
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE (CIPA)
Objetivo:
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A organização da CIPA
A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.
Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados.
O número de membros titulares e suplentes da CIPA, considerando a ordem decrescente de votos recebidos, observará o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos de setores econômicos específicos.
Quando o estabelecimento não se enquadrar no Quadro I, a empresa designará um responsável pelo cumprimento dos objetivos desta NR, podendo ser adotados mecanismos de participação dos empregados, através de negociação coletiva.
O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.
É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.
O empregador designará entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolherão entre os titulares o vice-presidente.

A norma NR 6 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), regulamenta as atribuições legais do fornecimento dos EPI´s pelo empregador ao trabalhador e também especifica quais são os equipamentos obrigatórios nas atividades insalubres. Tudo isso visa garantir a saúde dos profissionais, evitando o absenteísmo. Além disso, as empresas devem buscar cada vez mais diminuir a exposição de seus funcionários aos ruídos de elevada intensidade, bem como a correta utilização de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
O principal objetivo desta norma regulamentadora é abordar e regulamentar procedimentos e requisitos relacionado à área de segurança em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Em outras palavras, a NR10 tem como objetivo estabelecer requisitos mínimos, buscando garantir a segurança e a saúde de todos os trabalhadores e pessoas que direta ou indiretamente possam interagir com as instalações elétricas.
ATRIBUIÇÕES

- identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;
- elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;
- participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho;
- realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;
NR6

NR10

Onde se aplica?
A norma regulamentadora nº 10 é aplicável para todas as empresas públicas, privadas ou qualquer outro estabelecimento que contrate funcionários que desenvolvam atividades relacionadas a elétrica como:- Fases de geração de energia
- Transmissão de energia
- Distribuição de energia
- Consumo de energia
- Construção de projeto elétrico
- Montagem de projeto elétrico
- Manutenção das instalações elétricas
- Qualquer atividade realizada nas suas proximidades

NR 12?

Essa última etapa compreende vários estágios: “o transporte, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação e desmonte da máquina ou equipamento”.
Os que forem impulsionados por força animal ou humana não se enquadram na NR 12, bem como os eletrodomésticos e itens expostos com finalidade histórica (em museus, por exemplo) ou não produtiva.
A NR 12 foi publicada pela Portaria MTb n.º 3.214 de 08 de junho de 1978 e sofreu algumas atualizações para se manter em conformidade com as demandas de segurança dos trabalhadores diante das inovações do mercado.
O rápido avanço tecnológico automatizou as empresas e, consequentemente, influenciou nas rotinas laborais. Questões operacionais da atualidade pouco se parecem com as realizadas na década de 1970, quando a NR 12 foi estabelecida.
Ainda assim, a norma regulamentadora permanece igual em vários aspectos; afinal, seu principal objetivo continua sendo definir “referências técnicas, princípios e medidas de proteção para garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores”.
NR 7
Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de
Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
NR 26
De forma bem simples, a NR 26 descreve as regras para a sinalização das informações dentro de uma empresa, prezando pela segurança de todos. Em uma indústria, por exemplo, existem vários riscos e situações que podem prejudicar a saúde e o bem-estar de seus funcionários.
Quais são seus principais aspectos?
Em todas as situações, cores corretas devem ser utilizadas para indicar as ameaças à saúde de um trabalhador. Elas também podem delimitar áreas ou mostrar tubulações para a condução de gases e líquidos. Apesar disso, você deve tomar muito cuidado para não utilizá-las de forma errada e ocasionar distrações ou confusões aos trabalhadores.
NR 9
Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
NR 23

estadual e as normas técnicas aplicáveis.
Todos os locais de trabalho deverão possuir:
Todos os locais de trabalho deverão possuir:
Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.
- proteção contra incêndio;
- saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio;
- equipamento suficiente para combater o fogo em seu início;
- pessoas adestradas no uso correto desses equipamento
NR 17
As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.
NR 35
Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.
Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.
NR 18 .
Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.
Consideram-se atividades da Indústria da Construção as constantes do Quadro I, Código da Atividade Específica, da NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e as atividades e serviços de demolição, reparo, pintura, limpeza e manutenção de edifícios em geral, de qualquer número de pavimentos ou tipo de construção, inclusive manutenção de obras de urbanização e paisagismo.
DIÁRIO DE BORDO 04/02/2019
Neste dia fizemos uma pesquisa sobre segurança e saúde no trabalho onde ficamos sabendo sobre os direitos trabalhista e os cuidado ao executar determinado trabalho utilizando os EPI's corretos.
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Conceito de acidante no trabalho
Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.
Oque caracteriza acidente de trabalho
Conforme prevê o Artigo 19 da Lei 8.213/91, acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
- Lesão corporal é o resultado bem sucedido de qualquer agressão ao corpo. Pode dizer respeito e debilitação de um órgão do corpo humano, exemplo: ferida cegueira causada por um lançamento de um estilhaço no olho.
- Perturbação funcional é o prejuízo do funcionamento de qualquer parte do corpo, órgão ou sentido, como por exemplo: a perda da capacidade de ouvir, por parte de um trabalhador no ambiente de trabalho (doença ocupacional) ou fora do ambiente de trabalho (não-ocupacional).
o que pode ser considerado acidente de trabalho:
- Doença profissional – causada pelo exercício de determinada atividade
- Doença de trabalho – causada em função das condições especiais em que o trabalho é realizado
- Ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho;
- Ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho;
- Desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior;
- O acidente sofrido pelo segurado que esteja a serviço da empresa, ainda que fora do local e horário de trabalho
- Em viagem a serviço da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitação da mão de obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado
- No percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado
Doenças Ocupacionais
As doenças ocupacionais são aquelas deflagradas em virtude da atividade laborativa desempenhada pelo Segurado. As doenças ocupacionais são consideradas como acidente de trabalho e se dividem em doenças profissionais e do trabalho.
- Doenças Profissionais: são aquelas decorrentes de situações comuns aos integrantes de determinada categoria profissional de trabalhadores. Estão relacionadas no anexo II do Decreto 3.048/99 ou reconhecida pela Previdência Social;
- Doenças do Trabalho: são aquelas adquiridas ou desencadeadas em função de condições especiais em que o trabalho é realizado. Está relacionada diretamente às condições do ambiente, ou seja, a atividade profissional desenvolvida não é a causadora de nenhuma doença ou perturbação funcional, mas as condições do ambiente que cerca o segurado.
Principais causas de acidentes de trabalho:
- ATITUDES IMPRUDENTES
- NÃO-MANUTENÇÃO OU NÃO-REPOSIÇÃO DE MAQUINÁRIOS
Oque são EPI's
É a sigla para Equipamento de Proteção Individual, todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador com o intuito de protegê-lo dos riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
Os tipos de EPI´s utilizados podem variar dependendo do tipo de atividade ou de riscos que poderão ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador e da parte do corpo que se pretende proteger, tais como:
- Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
- Proteção respiratória: máscaras e filtro;
- Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
- Proteção da cabeça: capacetes;
- Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;
- Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas;
- Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões.
Oque são EPC's
Denomina-se EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) todo dispositivo, equipamento ou produto de uso coletivo, utilizado no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger e sinalizar o perímetro considerado seguro para os trabalhadores.
Como o próprio nome descreve é um equipamento destinado a proteger mais de uma pessoa ao mesmo tempo, ocupantes de um determinado local.
Lembrando que a utilização de EPC não elimina a necessidade de utilização do uso de EPI, ou seja, não é porque se usa um EPI que se deve deixar de usar um EPC, ou vice-versa
- EXEMPLO DE EPC :Corrimão de escadas, proteção para partes móveis de máquinas, plataforma de segurança usada para conter queda de materiais e pessoas na construção civil, exaustores de gases e fumaças tóxicas ofensivas ao ser humano, pontes, e outros do tipo.
Resposta atividade
A) Numere os parágrafos a seguir, identificando o tipo de redação apresentada:
(1) descrição (2) narração (3) dissertação
( 2 ) O rapaz, depois de estacionar seu automóvel em um pequeno posto de gasolina daquela rodovia, perguntou a um funcionário onde ficava a cidade mais próxima. Ele respondeu que havia um vilarejo a dez quilômetros dali.
( 2 ) O rapaz, depôs de estacionar seu automóvel em um pequeno posto de gasolina daquela rodovia, perguntou:
__ Onde fica a cidade mais próxima?
__ Há um vilarejo a dez quilômetros daqui__ respondeu o funcionário.
( 1 ) Nas proximidades deste pequeno vilarejo, existe uma chácara de beleza incalculável. Ao centro avista-se um lago de águas cristalinas. Através delas, vemos dança rodopiante dos pequenos peixes. Em volta desse lago pairam, imponentes, árvores seculares que parecem testemunhas vivas de tantas histórias que se sucederam pelas gerações. A relva, brilhando ao sol, estende-se por todo aquele local, imprimindo à paisagem um clima de tranquilidade e aconchego.
( 3 ) Acreditamos firmemente que só o esforço conjunto de toda a nação brasileira conseguirá vencer os gravíssimos problemas econômicos, por todos há muito conhecidos. Quaisquer medidas econômicas, por si só, não são capazes de alterar a realidade, se as autoridades que as elaboram não contarem co apoio da opinião pública, em meio a uma comunidade de cidades conscientes.
( 2 ) As crianças sabiam que a presença daquele cachorro vira-lata em seu apartamento seria alvo da mais rigorosa censura de sua mãe. Não tinha qualquer cabimento: um apartamento tão pequeno que mal acolhia Álvaro, Alberto e Anita, além de seus pais, ainda tinha de dar abrigo a um cãozinho! os meninos esconderam o animal em um armário próximo ao corredor e ficaram sentados na sala á espera dos acontecimentos. No fim da tarde a mãe chegou do trabalho. Não tardou em descobrir o intruso e a expulsa-lo, sob os olhares aflitos de seus filhos.
( 1 ) Joaquim trabalhava em um escritório que ficava no 12° andar de um edifício da Av Paulista. D lá avistava toso os dias a movimentação incessante dos transeuntes, os frequentes congestionamentos os automóveis e a beleza das arrojadas construções que se sucediam do outro lado da avenida. Estes prédios moderníssimos alternavam-se com majestosas mansões antigas. O presente e o passado ali se combinavam e, contemplando aquelas mansões, podia-se, por alto, imaginar o que fora, nos tempos de outrora, a paisagem desta mesma avenida, hoje tão modificada pela ação do progresso.
( 3 ) Dizem as pessoas ligadas ao estudo da Ecologia que são incalculáveis os danos que o homem vem causando ao meio ambiente. O desmatamento de grandes extensões de terra, transformando-as em verdadeiras regiões desérticas, os efeitos nocivos da poluição e a matança indiscriminada de muitas espécies são apenas alguns dos aspectos a serem mencionados. Os que se preocupam com a sobrevivência e o bem-estar das futuras gerações temem que a ambição desmedida do homem acabe por tornar esta terra inabitável.
( 2 ) O candidato à vaga de administrados entrou no escritório onde iria ser entrevistado. Ele se sentia inseguro, apesar de ter um bom currículo, mas sempre se sentia assim quando estava por ser testado. O dono da firma entrou, sentou-se com ar de extrema seriedade e começou a lhe fazer as perguntas mais variadas. Aquele interrogatório parecia interminável. Porém, toda aquela sensação desagradável dissipou-se quando ele foi informado de que lugar era seu.
( 2 ) Estava parado no ponto de ônibus, quando vi, a meu lado, um rapaz que caminhava lentamente pela rua. Ele tropeçou em um pacote embrulhado em jornais. Observei que ele o pegou com todo o cuidado, abriu e viu, surpreso, que lá havia uma grande quantia em dinheiro.
( 1 ) O objeto tem o formato semelhante ao de uma torre de igreja. É constituído por um único fio metálico que, dando duas voltas sobre sí mesmo, assume a configuração de dois desenhos (um dentro do outro), cada um deles apresentando uma forma específica. Essa forma é composta por duas figuras geométricas: um retângulo cujo lado maior apresenta aproximadamente três centímetros e um lado menor a cerca de um centímetro e meio; um dos seus menores é, ao mesmo tempo, a base de um triângulo equilátero, o que acaba por torna-lo um objeto ligeiramente pontiagudo.
( 3 ) A televisão aliena o homem por requisita-lo inteiramente para sí, uma vez que as informações que traz são bombardeadas em frações de segundos, não permitindo o menor desvio de sua
DIÁRIO DE BORDO 01/02/2019
Na sexta - feira, demos continuidade ao termino da apresentação, e em seguida o professor João solicitou que fizéssemos uma pesquisa e colocasse no blog sobre os direitos humanos e efetuasse uma HQ .
domingo, 3 de fevereiro de 2019
DIARIO DE BORDO 31/01/2019
Quinta-Feira 31/01 O professor joão pediu para que Fizesse um trabalho sobre os direitos humanos no PowerPoint , orientação sexual, estatuto do idoso, estatuto da criança e do adolescente. Aprendemos sobre os as leis, direitos e deveres de um cidadão seja ele criança, adolescente ou idoso.
DIÁRIO DE BORDO 30/01/2019
Neste dia o professor joão pediu para apresentar o blog para nossos colegas de turma e em especial para nossa pedagoga Thamisia onde mostramos nossas atividades no decorrer do curso e quais nossas dificuldades, muito bom essa apresentação pois vimos a expressão de cada um de nossos colegas .
DIÁRIO DE BORDO 29/01/2019
Neste dia demos continuidade a atividade da história em quadrinho , e no segundo horário o professor André nos auxiliou em sala de aula onde ele explicou um pouco sobre a olimpíada do conhecimento e sua importância
a dificuldade nesse dia foi efetuar a história em quadrinho pois o sistema é muito limitado e padrão
DIÁRIO DE BORDO 28/01/2019
28/01 O professor nos passou um trabalho falando sobre o comunicação formal e informal, também o professor nos passou o desafio de criar uma historia em quadrinho usando a situações do uso da linguagem formal e informal no cotidiano.
TIPOLOGIA TEXTUAL
As tipologias textuais, também chamadas de tipos textuais ou tipos de texto, são as diferentes formas que um texto pode apresentar, visando responder a diferentes intenções comunicativas. Os aspectos constitutivos de um texto divergem mediante a finalidade do texto: contar, descrever, argumentar, informar,…
Podemos distinguir os seguintes tipos textuais:
- Texto narrativo;
- Texto descritivo;
- Texto dissertativo (expositivo e argumentativo);
- Texto explicativo (injuntivo e prescritivo).
Texto narrativo
A principal finalidade de um texto narrativo é contar uma história através de uma sequência de ações reais ou imaginárias. A narração da história é construída à volta de elementos narrativos, como o espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
Exemplos de texto narrativo:
- romances:
- contos;
- fábulas;
- depoimentos;
Exemplos de texto narrativo:
- contos
- Fábulas
- Romances
Texto descritivo
A principal finalidade de um texto descritivo é apresentar a descrição pormenorizada de algo ou alguém, levando o leitor a criar uma imagem mental do objeto ou ser descrito. A descrição pode ser mais objetiva ou mais subjetiva, focando apenas aspectos mais importantes ou também detalhes específicos.
Exemplos de texto descritivo:
- folhetos turísticos;
- cardápios de restaurantes;
- classificados;
Texto dissertativo (expositivo e argumentativo)
Os textos dissertativos podem ser expositivos ou argumentativos. Um texto dissertativo-expositivo visa apenas expor um ponto de vista, não havendo a necessidade de convencer o leitor. Já o texto dissertativo-argumentativo visa persuadir e convencer o leitor a concordar com a tese defendida.
Exemplos de texto dissertativo-expositivo:
- enciclopédias;
- resumos escolares;
- jornais;
- verbetes de dicionário;
Exemplos de texto dissertativo-argumentativo:
- artigos de opinião;
- abaixo-assinados;
- manifestos;
COMUNICAÇÃO FORMAL E INFORMAL
No cenário atual, é sabido a importância da comunicação para a sobrevivência de uma organização, e para que esta tenha sucesso é necessário que os dois tipos de comunicação, formal e informal, sejam avaliados com atenção
Comunicação formal
A comunicação formal é a comunicação endereçada através dos canais de comunicação existentes no organograma da empresa, é derivada da alta administração. A mensagem é transmitida e recebida dentro dos canais formalmente estabelecidos pela empresa na sua estrutura organizacional. É basicamente a comunicação veiculada pela estrutura formal da empresa, sendo quase toda feita por escrito e devidamente documentada através de correspondências ou formulários.
A comunicação formal estabelece-se entre diferentes níveis de hierarquia da empresa, segue a cadeia de autoridade e limita-se às comunicações ligadas às tarefas a desempenhar pelos diferentes órgãos ou pessoas.
Comunicação informal
A comunicação informal, é aquela desenvolvida espontaneamente através da estrutura informal e fora dos canais de comunicação estabelecidos pelo organograma, "sendo todo tipo de relação social entre os colaboradores. É a forma dos funcionários obterem mais informações, através dos conhecidos 'boatos e rumore
OS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E SEUS ELEMENTOS
A comunicação acompanha o ser humano desde seu nascimento, sendo processada em todo tempo, independentemente da forma ou da localização. O sucesso de toda a atividade profissional é uma comunicação eficaz.
Comunicar significa transmitir e receber mensagens e pode ser realizada por meio de:
Comunicar significa transmitir e receber mensagens e pode ser realizada por meio de:
- -Linguagem falada ou escrita,
- -Linguagem de sinais,
- -Ideias,
- -Comportamentos e atitudes.
Os elementos essenciais para que ocorra uma comunicação eficiente são:
- Emissor: É aquele que dá início ao processo comunicativo, pois transmite a mensagem.
- Receptor: É o alvo do emissor, sendo quem recebe a mensagem.
- Mensagem: Pode ser um fato, ideias ou até mesmo, emoções, ou seja, é o conteúdo contido na comunicação.
- Canal: É o meio pelo qual a mensagem é enviada do emissor para o receptor.
DIÁRIO DE BORDO 25/01/2019
Na sexta - feira o professor João passou atividade para atualizar o blogger descrevendo o aprendizado de toda semana ( diária do bordo) e nos apresentou o blogger de cada aluno em sala de aula, tivemos também a visita da nossa pedagoga Alcicleide que pediu para ir um de cada vez em uma determinada grava um vídeo relatando oque aprendemos e nossas opiniões sobre escola Senai.
DIÁRIO DE BORDO 24/01/2019
Na manhã desta quinta- feria dia 24/01/2019, aprendemos a criar e administra um blog onde o intuito desse blog é está diariamente postando nossas aprendizagem no decorrer do curso, aprendemos também a cria um avatar para o blog
DIÁRIO DE BORDO 23/01/2019
Na quarta - feira dia 23/01 ficamos um momento com o professor André onde ele pediu para que todos se apresenta - se de um por um, em seguida nos dirigimos a sala de informática onde ficamos com o professor João onde ele propôs um desafio para os alunos onde ele mandou efetuar uma pesquisa e em dupla apresentando a determinada empresa contratante, houve uma pequena dificuldade em encontrar informações sobre a empresa e algumas dificuldades em relação a manusear as ferramentas disponíveis, outra dificuldade pessoal em relação a apresentação (falar e apresentar em publico)
DIÁRIO DE BORDO 22/01/2019
No nosso segundo dia de curso terça - feira , Ficamos com a professora Márcia onde nós se apresentamos a ela onde ela também falou um pouco de si mesma sua experiência de vida e entre outras coisas, em seguida ela fez uma dinâmica muito boa e interessante onde foi separado três grupos onde cada um teria que explicar oque se define a sigla CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude) onde tínhamos que descrever o sentido de cada competência e pôr na árvore do CHA em seus respectivos lugares , em seguida o professor da área Andre fez um Tour onde conhecemos varias áreas da escola, em seguida retornamos a sala de aula para professora maria da continuidade ao dia, onde fomos conhecer a biblioteca.
DIÁRIO DE BORDO 21/01/1019
Onde tudo começou, na manhã de uma segunda - feira do dia 21/01/2019, iniciou uma nova turma no SENAI - AL de aprendizagem industrial onde o intuito desse curso é que os aprendizes vá empresa atrasde solucionar determinado problema. No primeiro momento conhecemos as nossas pedagogas Thamissia e Alcicleide, onde Thamisia nos apresentou nossos instrutores e o coordenador Pedro em seguida mostrou e explicou como funciona a política de ensino SENAI e suas regras explicou também que somos a primeira turma de uma nova política de ensino que é a sala de aula invertida.
No segundo momento Thamisia passou a palavra para pedro onde complementou as palavras de Thamisia e falou um pouco de sua história no senai.
QUEM SOMOS ?
Meu é Luiz fernando, tenho 19 anos ,faço parte do programa de aprendizagem industrial na escola SENAI - AL, Onde vim através da empresa contratante Uchôa construções atuante na área da construção civil tanto na área de obras públicas e imobiliárias.
Somos uma turma nova do Senai, com uma nova política de ensino onde nós iremos até a empresa com intuito de solucionar determinado problema citado por ela com a ajuda dos nossos instrutores onde ele ira ficar observando e dando dicas para nós
![]() |
SENAI AL |
![]() |
UCHÔA SONTRUÇÕES |
Assinar:
Postagens (Atom)